Como registrar seu imóvel?
Saiba qual a importância, como fazer e os custos atrelados ao registro de um imóvel
Por Tábita Faber dia em Blog
O registro de um imóvel em seu nome é um documento muito importante que deve ser adquirido assim que a sua propriedade pode ser passada para o seu nome. Em caso de venda a vista, logo quando finaliza a compra, e em caso de compra envolvendo um financiamento imobiliário, você registra o contrato e faz a baixa da hipoteca quando quitar o financiamento bancário. Vale ter atenção nessa etapa de finalização de compra de um imóvel pois sem fazer o registro você não é propriamente dono e dívidas passadas poderão te prejudicar, além de uma eventual herança não ser contemplada com imóveis que estão em nome de terceiros.
Na prática, como registrar um imóvel com financiamento imobiliário?
Voce já escolheu seu imóvel ideal para sua família morarem e estão finalizando o financiamento bancário para concretizar a compra. Perfeito! Um passo muito importante é levar esse contrato que foi firmado entre você e o banco escolhido no Cartório de Registro de Imóveis de acordo com a localização do imóvel (para saber qual o cartório que você deve levar, acesse clicando aqui). No cartório eles entregarão um protocolo para retirada de uma matrícula atualizada do imóvel após 10 dias no mesmo local e que você deve entregar ao banco para que seja feito a transferência de titularidade e a liberação do financiamento ao vendedor.
Registrar um imóvel por meio de compra à vista
A compra a vista é mais simples e rápida. Basta ir até o cartório de registro de imóveis de acordo com a localização do imóvel (para saber qual o cartório que você deve levar, acesse clicando aqui) com o compromisso de compra e venda assinados por vendedor, comprador e testemunha. Após 10 dias você voltará no cartório para buscar a matrícula atualizada com o imóvel já em seu nome.
Valores para registrar um imóvel
Os valores para registrar um imóvel depende de dois fatores: valor do imóvel e localização do imóvel.Para saber quanto é cobrado na sua região, acesse clicando aqui.
Dar baixa na hipoteca após quitar o financiamento bancário
Outro trâmite que gera custos é após você quitar o seu financiamento imobiliário, você vai precisar dar baixa na hipoteca para liquidar o financiamento e pagará para o cartório uma quantia. Primeiro de tudo o banco enviará para você um termo de quitação do imóvel no prazo de até 30 dias e que deve ser levado no mesmo Cartório de Registro de Imóvel quando você comprou o imóvel.
Tem alguma dúvida? Escreva para gente! Estamos a disposição para ajudar você também a conquistar seu imóvel próprio
Caso você tenha gostado deste conteúdo, então não perca tempo e cadastre seu e-mail agora mesmo para receber todas as nossas próximos novidades em primeira mão, aproveite também para compartilhar com seus amigos nas redes sociais.
Cadastrar e-mail
Deixe seu comentário aqui: